segunda-feira, 23 de março de 2009

A importância calada do silêncio...


Coloquei aqui este vídeo e, coitado, ficou sem qualquer tipo de apresentação...mas também não vou descrevê-lo...quero mesmo que o vejam! Também não precisa de grandes explicações, as imagens e as palavras falam por si! Agora podem haver sim, opiniões divergentes quanto ao seu conteúdo, mas falando por mim, gostei muito e concordo plenamente e cada vez mais, com as mensagens que pretende transmitir, sobretudo a que respeita ao valor do silêncio.
Há tanta necessidade de falar, de nos queixarmos, de deitar cá para fora as mágoas e alegrias, de debitar as palavras que nos passam pela cabeça, que no meio deste turbilhão, esquecemo-nos de ouvir o outro...e comunicar é o inverso...mesmo não existindo apenas a clássica forma de comunicar através das palavras, pois a comunicação estende-se a um olhar, a uma imagem, a um gesto...existem sempre os dois lados, quem transmite e quem recebe. E é muito triste, e eu estou incluída neste leque, que percamos tanta coisa no meio de uma conversa...palavras que ouvimos, mas que de facto não assimilamos, ideias que deixamos fugir porque estamos demasiado ocupados na nossa própria conversa...a ouvir a nossa própria voz...e o OUTRO?
Vamos começar a partir de hoje a tentar fazer um esforço de darmos espaço ao outro para também se poder exprimir?? Chega para todos o tempo de antena e acho que nos vamos sentir muito mais comunicadores e completos...

1 comentário:

  1. Pertinente chamada de atenção Alexandra. Nos dias que correm, em que o habitual é um certo "culto da desgraça", culturalmente associado às últimas gerações, e que infelizmente não nos permite cultivar as partes mais positivas da vida (e porque não ?) prestar-lhes a devida homenagem, considero fundamental estarmos atentos, alerta, não só à nossa linguagem verbal como à nossa linguagem não-verbal: o gesto é muito poderoso. Só facto de haver uma reflexão acerca disto, acerca do que é a expressão, de qual o real valor do silêncio e da recolha, já é um excelente começo. Há muitos anos atrás aprendi que "devemos saber apreciar os momentos de silêncio junto dos que amamos". Seja qual for a interpretação disto, que seja vivida, sentida e que nos guie por bons caminhos. Abraço, S.

    ResponderEliminar

reflexos